IMG 4517

No âmbito da visita de 3 dias do Presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, a Cabo Verde, foi agendado uma visita a Estrada da Ribeira dos Picos e ao Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário- INIDA. 

A visita visava partilhar com o BAD a experiência do país tendo em conta a nossa realidade uma vez que a instituição tem apoiado Cabo Verde tanto na mobilização de água para a agricultura como também nos projetos de desenvolvimento, conforme adiantou o Ministro da Agricultura e Ambiente.

O MAA adiantou ainda durante a visita foi discutido com o BAD a possibilidade de uma parceria com o foco no reforço dos serviços laboratoriais-formação e outros apoios técnicos- com a finalidade de se aos agricultores, serviços ligados à investigação, assim como a certificação dos produtos.

O Presidente do BAD, por sua vez, diz ter ficado impressionado com os trabalhos que o Instituto vem desenvolvendo, nomeadamente no tratamento biológico de pragas.  Akinwumi Adesina frisou que ver um país desta dimensão fazendo esse trabalho é um encorajamento para o resto da África. O Presidente do Banco garantiu que irão continuar a apoiar o país no domínio da agricultura, no reforço da segurança alimentar numa altura que o país lida com o aumento do preço dos produtos a nível internacional provocado pela guerra na Ucrânia.  

A visita contou com a presença do Secretário de Estado para a Economia Agrária, Doutor Miguel Ângelo da Moura.