NDC3.0

O Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Secretariado Nacional de Ação Climática, realizou hoje, dia 17 de outubro, o Workshop técnico de envolvimento das partes interessadas para o desenvolvimento da Contribuição Nacionalmente Determinada - NDC 3.0 em Cabo Verde.

A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) representa o principal instrumento de Cabo Verde para comunicar à comunidade internacional os seus compromissos em matéria de mitigação e adaptação às alterações climáticas, no âmbito do Acordo de Paris. A terceira atualização da NDC (NDC 3.0) surge num momento estratégico, marcado pela preparação para a COP30 no Brasil, e pela necessidade de reforçar a ambição climática, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Visão 2050 de descarbonização da economia.

De acordo com o Secretário Nacional para ação climática, Alexandre Rodrigues, o encontro teve como principal objetivo apresentar o processo de atualização da Contribuição Nacionalmente Determinada de Cabo Verde, bem como recolher contributos técnicos dos diferentes atores nacionais e internacionais para o alinhamento das metas e medidas que integrarão a nova NDC.

Durante o evento foi apresentado o enquadramento estratégico da NDC 3.0, incluindo os compromissos internacionais assumidos por Cabo Verde no âmbito do Acordo de Paris e da preparação para a COP30, recolhido a primeira perceção sobre a implementação da NDC atual (2021), permitindo que os diferentes setores e instituições partilhem as suas experiências, desafios e boas práticas na execução das medidas de mitigação e adaptação.

Nas palavras do Secretário, o NDC deixou de ser apenas um documento climático, para também ser um documento de desenvolvimento, tendo em conta que vai gerar novas oportunidades, tem a potencialidade de gerar empregos e permitir um desenvolvimento mais sustentável do país.  O workshop permitiu recolher contributos de instituições, universidades e toda sociedade civil.