IMG 0529

Cabo Verde foi escolhido para ser o palco da 2ª Edição do Fórum Anual de Líderes da Investigação Agrária da África Ocidental e Central, organizado pelo Conselho da África Ocidental e Central para a Investigação e Desenvolvimento Agrário - CORAF. Este II fórum pretende envolver o setor privado e reforçar parcerias para transformar os sistemas agroalimentares na África Ocidental e Central.

O Fórum anual de Líderes de Investigação Agrária na Africa ocidental e Central é uma plataforma estratégica que impulsiona a paisagem agrícola da África Ocidental e Central nos caminhos do desenvolvimento sustentável, resiliência e prosperidade, mobilizando e alavancando a experiência e os recursos de várias partes interessadas.

Nesta segunda edição o objetivo tange em catalisar o envolvimento do sector privado e gerar um forte envolvimento e contribuições deste sector para a investigação e desenvolvimento agrícola na África Ocidental e no Centro.

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, no seu discurso de abertura do Fórum frisou que “a presença dos líderes de investigação agrária e do sector privado e público no evento, cria uma oportunidade única para que se saia deste fórum, com decisões determinantes para transformar os sistemas agroalimentares na nossa região. Este fórum cria oportunidades para que haja um tão desejado nexo de colaboração entre investigadores, decisores políticos, académicos e entidades do sector privado para impulsionar coletivamente a mudança transformadora que se espera”, afiançou.

A temática do fórum "Envolver o sector privado e reforçar as parcerias para transformar os sistemas agroalimentares na África Ocidental e Central”, revela ser uma alavanca para o crescimento económico e social dos países membros e dos 23 líderes dos Sistemas Nacionais de Investigação Agrária (SNRA), entre outros, para deliberar formas de encorajar e promover o envolvimento do sector privado na Investigação, Desenvolvimento e Inovação Agrária.

O Conselho da África Ocidental e Central para a Investigação e Desenvolvimento Agrário-CORAF, foi criado em 1987, inclui 23 Sistemas Nacionais de Investigação Agrária (SNIA) dos seguintes países:  Benim, Burkina Faso, Camarões, Cabo Verde, República Centro-Africana, Chade, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa e Togo.