site

Aconteceu nesta terça-feira, dia 30 de janeiro, a II Reunião do Comité de Pilotagem do Programa Ação Climática, no âmbito do Programa Indicativo de Cooperação "Desenvolvimento – Clima- Energia" entre Cabo Verde e Luxemburgo (2021-2025).

O encontro, realizado na sala de Reuniões do Gabinete do Ministro da Agricultura e Ambiente, foi copresidido pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e pelo Encarregado de Negócios a.i. da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo, Thomas Barbancey.

O Programa "Ação Climática" deu início às suas atividades em 2022, após a assinatura do mandato executivo. Em sintonia com o Programa Indicativo de Cooperação para 2021-2025, o programa baseia-se nos eixos do Desenvolvimento-Clima-Energia(DCE). Seu objetivo global é contribuir para a implementação das medidas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) de Cabo Verde, visando uma governança climática robusta e um país mais resiliente ao clima, com baixas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Durante a reunião, foi apresentado o Programa e do Plano Operacional Anual 2024, conduzida pela Coordenadora Técnica do Programa, Inês Mourão e pela Diretora Nacional do Ambiente, Ethel Rodrigues. Os pontos abordados incluíram uma análise do cenário atual e sua relevância para o programa, a estrutura lógica do programa e suas metas estabelecidas, o orçamento e execução financeira, principais resultados até agora, com destaque para os sucessos alcançados até o momento, bem como o plano operacional anual 2024 com as ações prevista para este ano.

O Encarregado de Negócios a.i. da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo, Thomas Barbancey, felicita Cabo Verde pelos importantes progressos na implementação da política climática nacional, que estabelece a base para uma ação climática bem informada, bem coordenada, eficaz e inclusiva a todos os níveis, pensando sempre na proteção das pessoas e dos ecossistemas em situação de maior vulnerabilidade e frisou o desejo de que o apoio do Luxemburgo, através do Programa Ação Climática, continue em 2024 a apoiar Cabo Verde enquanto trilha o seu caminho para um desenvolvimento de baixo carbono e de resiliência climática.

Por sua vez o Ministro Gilberto Silva afirmou que o “Governo reconhece que a boa governança pública, pautada pela responsabilidade, transparência, eficiência, eficácia, capacidade de resposta e inclusão, é essencial para enfrentar a ameaça global das mudanças climáticas”. Entretanto, realça que o país está comprometido em construir um futuro sustentável para as próximas gerações.